A LENDA DOS ENCOLHEDORES DE CÉREBRO


'A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original'. 
(Albert Einstein)

     Há muito tempo atrás tinha ouvido falar da lenda dos encolhedores de cérebro. Não sei se por falta de atenção ou por falta de maturidade, não entendia muito bem o que me queriam dizer. Sei que queriam me alertar ou me prevenir do que sucederia nos tempos vindouros. Os anos seguintes passaram a fazer mais sentido as palavras que guardei  no pensamento. Mas sem perceber, fui sendo envolvido em uma engrenagem descompassada, as coisas não avisam quando estão prestes a acontecer.
     Como um quadro que vai ganhando forma aos retoques do artista, comecei a entender que os encolhedores de cérebro estavam mais próximos do que eu imaginava. Não se tratava de uma gangue de caras maus, ou cientistas malucos que desejam dominar o mundo. Aqueles que dominam sua mente, dominam seu futuro, determinam suas ações e as suas sensações, determinam seus sentimentos e até mesmo suas aspirações. 
      Os encolhedores de cérebro não são monstros feios e horripilantes, na verdade até enganam com uma aparência pseudo amigável , até mesmo familiar. Encolher o cérebro é uma tarefa que vem se tornando cada dia mais fácil, os encolhedores de cérebro tem aprimorado seu trabalho, com novas tecnologias e métodos cada vez mais criativos. Até mesmo quem se nomeava intocável por essa espécie acaba sendo atingido de alguma forma.


       Se você estiver se perguntando: - "Mas eu não encontrei nenhum encolhedor de cérebro no meu caminho! Quando fui na padaria não vi ninguém sendo atacado por nada do tipo, quando estava andando despretensiosamente pelas calçadas do Criméia Leste  não vi nenhuma cena que me remetia a esse fato. Ou até mesmo pode ser que você se indague que não ouviu esse assunto em lugar algum. Pode até ser que é a primeira vez que você se informa a respeito, mas não tem problema, meu objetivo não é apenas lhe passar uma informação. Meu objetivo é dialogar com você a respeito do que devemos fazer com relação a um fato que tem tomado proporções gigantescas. Eu te faço a pergunta: Encolher cérebros seria algo ruim? Mas você se pergunta, o que ele quer dizer com encolher cérebro? Isso é sentido literal ou figurado? Seria uma forma de expressão que nos remete  a uma coisa mais complexa? Ou seria de fato algo que tem diminuído o tamanho circular da nossa caixa craniana?

       Mas logo o cérebro, uma máquina perfeita. cheia de mitos sobre suas potencialidades, boatos de que não usamos sua capacidade total e que ele é auto-renovável, enfim, o comando central de todo organismo, aquele de onde emana todo poder , literalmente do nosso corpo. Se um braço quer se mexer, deve submissão ao cérebro, se toda engrenagem do seu corpo, células e nervos, juntas e medulas decidem correr, cabe ao cérebro toda administração do recurso biológico a ser gasto, cabe ao cérebro receber e identificar as informações relevantes para que todo organismo não entre em colapso. Qualquer rebeldia ao sistema  de governo do cérebro é anomalia, qualquer tentativa de revolução é câncer, tumores, hemorragias, hematomas, fisemas e derrames. 
      O cérebro se entende como parte física do que entendemos por mente. A mente desde os tempos antigos é definida como o grande determinante da nossa forma de vida e as suas propriedades. Encolher o cérebro é diminuir sua capacidade, encolher o cérebro é limitar seu potencial, encolher o cérebro é trazer amarras onde deveríamos como seres autônomos, independentes e racionais ter toda mobilidade de ser e fazer,  de pensar e de almejar.


    Um cérebro em sua forma normal deve se desenvolver em todas as suas faculdades, em sua técnica e capacidade sendo seu potencial alimentado e estimulado com o passar dos anos. Homens como Newton e Einstein foram reconhecidos e condecorados por uma capacidade de desenvolver um pensamento mais aprimorado. 
     Grandes desenhistas, artistas, pintores, atletas, políticos, médicos, doutores, economistas, líderes, juízes, supervisores de produção em uma fábrica, gerentes, vendedores, confeiteiros, professores, decoradores, religiosos em geral, são reconhecidos em seu desenvolvimento como pensadores, pessoas que aprenderam utilizar a habilidade mental para aprimorar seus interesses que em geral foram desenvolvidos por estímulos do seu meio social e geográfico.


    Não importa sua função, você pode estar sendo alvo fácil dos encolhedores de cérebro, cabe a você tomar as devidas precauções, mesmo se você estiver vivendo em um lugar dominado por eles, saia desse lugar através da força da sua vontade de ser melhor. O potencial que você tem pode sim ser encolhido, mas se você deixar sua mente expandir, ela vai vai ganhar proporções inimagináveis.Não deixe os encolhedores de cérebro te vencerem.



Igor Ferreira Cardoso

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos