7 razões pelas quais pessoas inteligentes e trabalhadoras não se tornam bem-sucedidas

 

 Crédito da foto: Joshua Earle

Por muito tempo, acreditei que, se pessoas inteligentes trabalhassem muito e crescessem em um ambiente razoavelmente acolhedor, o sucesso viria eventualmente.

Olhei para outras pessoas e pensei: “Uau, essa pessoa vai continuar a fazer grandes coisas”.

Mas, à medida que fui crescendo, percebi que não era necessariamente esse o caso. Algumas pessoas que conheço que são inteligentes e têm uma forte ética de trabalho passaram a fazer coisas notáveis, enquanto muitas outras estão indo bem. Infelizmente, alguns ficam à deriva, sem saber o que fazer.

Então eu observei que há uma série de fatores quando se trata de sucesso, se isso significa ter uma carreira gratificante, ter grandes relacionamentos, ou se manter saudável. Sim, inteligência faz parte disso, assim como a ética de trabalho. Mas há mais coisas em jogo do que apenas esses dois fatores.

Aqui estão sete razões pelas quais você pode não estar encontrando o sucesso, mesmo se você for inteligente e trabalhador:

1. Você não alcança novas pessoas.

É fácil ficar com pessoas que você conhece há muito tempo. Vocês conhecem as histórias uns dos outros e podem rir de piadas internas juntos.O problema com velhos amigos, porém, é que as mesmas ideias são recicladas indefinidamente, e você não consegue aprender novas perspectivas fora de sua bolha.

Pode ser difícil no início alcançar novas pessoas, mas começar aos poucos pode ajudar. Procure um objetivo baixo inicialmente, como apresentar-se a uma pessoa por semana.

“Você tem que lutar para alcançar seu sonho. Você tem que se sacrificar e trabalhar duro para isso. ” - Lionel Messi

2. Você é avesso a mudanças.

Estar no mesmo ambiente por muito tempo dificulta a adaptação a algo novo. A boa notícia é que a mudança apresenta uma chance de oportunidades e inovação.

Em vez de resistir às mudanças, veja como você pode tirar o melhor delas. Talvez você possa atender às necessidades de uma empresa em crescimento ou ver uma perspectiva diferente.

Esteja aberto a novos conceitos e curioso sobre o mundo ao seu redor.

3. Você não está disposto a correr riscos.

Pessoas inteligentes costumam escolher o caminho seguro. Eles podem seguir o mesmo caminho que seus colegas ou escolher uma carreira porque ela é considerada aceitável por eles.

Embora isso garanta um certo grau de segurança, pode ser mundano. Ouço tantas vezes de pessoas inteligentes que acham seu trabalho insatisfatório e que querem fazer outra coisa, mas têm medo de fazê-lo.

Se você está pensando em se ramificar em um território desconhecido, pense em como será sua vida daqui a décadas, se você optar por não buscar algo. Você se arrependerá ou ficará feliz com sua decisão?

4. Você acredita que merece sucesso com base em credenciais.

As pessoas que trabalharam duro na escola estão acostumadas a estar no topo e contam quanto potencial apresentam. Isso parece bom inicialmente, mas existem alguns efeitos colaterais negativos.

Já ouvi pessoas dizerem que merecem algo por causa de sua inteligência ou de onde estudaram. Eles esperam que as coisas funcionem automaticamente por causa de suas credenciais. Infelizmente, porém, a vida não funciona assim.

No mundo real, você não obtém resultados com base no trabalho que realiza. Você obtém resultados com base na combinação de trabalho árduo, pensamento estratégico e alguma sorte envolvida. Você pode aumentar esse último fator trabalhando nos dois primeiros.

5. Você constantemente busca o que quer que seja excitante no momento.

Uma coisa que ouço com frequência de grandes empreendedores é que eles odeiam perder tempo. Pessoas inteligentes estão muito cientes do valor de seu tempo, pois o tempo e o esforço despendidos em uma coisa significam que podem estar perdendo outra coisa.

Embora esse seja um atributo forte, também significa perseguir o próximo grande sucesso e não seguir adiante. Começar em qualquer campo ou empreendimento é difícil, e superar os obstáculos iniciais requer paciência.

Concentrar o esforço em uma meta produz resultados muito melhores a longo prazo do que ir atrás de uma coisa, ficar entediado e depois ir atrás de algo novo.

6. Você não pode se comprometer com uma decisão.

Ser inteligente e trabalhar duro pode abrir inúmeras portas. Infelizmente, ter muitas opções pode ser tão restritivo quanto ter poucas opções.

A abundância de opções torna difícil decidir o que fazer. Como resultado, é tentador pular e “ver o que combina com você”. Conheci alguém que frequentou vários programas de pós-graduação, um após o outro. Mais de dez anos depois, ela ainda não consegue descobrir o que fazer.

Em vez de se envolver em muitos empreendimentos, sugiro testar as coisas primeiro. Converse com outras pessoas e faça pesquisas antes de tomar uma grande decisão, para saber se uma opção se adapta ou não à sua personalidade e estilo de vida.

7. Você não acredita em si mesmo.

Surpreendentemente, pessoas inteligentes podem subestimar suas próprias habilidades. Eles são seus próprios piores críticos, fazendo-os acreditar que não podem realizar tanto quanto podem.

Pessoas inteligentes têm padrões elevados quando se trata de seu trabalho. Sempre que trabalham em um projeto, tendem a examinar e adivinhar o produto final.

Isso parece uma coisa boa na superfície, mas geralmente é mais debilitante do que útil. O perfeccionismo pode impedir as pessoas de progredir em seus objetivos ou de começar em qualquer coisa.

“É difícil acreditar em si mesmo porque a ideia de si é uma construção artificial. Você é, de fato, parte da gloriosa unidade do universo. Tudo que há de bonito no mundo está dentro de você. ” - Russell Brand


Então, em vez de permitir que o medo do “e se” ou “Eu não sou bom o suficiente” o impeça de fazer algo novo, pense em como você gostaria que sua vida fosse daqui a alguns anos. Começar é melhor do que esperar que algo aconteça a qualquer momento.

O que você fará hoje para se aproximar do seu sucesso? Quais são algumas coisas que têm impedido você? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos