Por que as startups falham e como evitar
Fundar uma startup no mundo moderno está se tornando cada vez mais difícil. Entre a competição acirrada por capital de risco, participação de mercado e novos desafios apresentados por um ambiente de negócios em constante mudança, os empreendedores estão entrando de cabeça em águas pouco claras quando decidem criar sua startup e naturalmente muitos deles falham. Neste post, estaremos explorando algumas das razões.
Apesar desses desafios, temos estatísticas para mostrar que o mercado de startups continua forte. Por exemplo, de acordo com a Fortune , o número de pessoas que trabalham por conta própria nos Estados Unidos aumentou em cerca de 150.000 a 8.602.000 em 2017. Isso mostra que, mesmo com o ambiente implacável, um número crescente de pessoas está fundando suas próprias startups.
Além disso, a perspectiva mundial para startups é igualmente esperançosa, com um Relatório Global da GEM mostrando que mais de 100 milhões de startups estão sendo lançadas mundialmente, todos os anos. Este é um escalonamento de 3 novas empresas sendo fundadas a cada segundo. Isso mostra que, mesmo com o clima intenso de negócios recém-fundados, não há escassez de pessoas dispostas a dar um passo à frente e tentar fazer uma startup.
Uma estatística popularmente citada e particularmente condenatória sobre o clima de startup sugere que mais de 90% das startups de fato falham, com apenas 10% realmente experimentando sucesso a longo prazo. Essa estatística é proveniente de um relatório do Startup Genome . O motivo disso? De acordo com o Startup Genome, mais de 70% das startups experimentam escalonamento prematuro, o que poderia fornecer algumas dicas sobre o motivo pelo qual muitas startups estão falhando. A Hackernoon também vem explorando por que as startups falharam, publicando um gráfico que mostra que, quando as startups falham, os motivos a seguir são os mais comuns.
Os 10% de startups que têm sucesso parecem ter muito em comum, mesmo que não compartilhem o mesmo setor. Em primeiro lugar, eles conseguiram criar um produto ou serviço que se encaixa perfeitamente com o objetivo de resolver um grande problema para o mercado escolhido. Em segundo lugar, sua equipe terá a adaptabilidade e a presença de espírito para mudar as coisas no caso de uma crise, para evitar que sua startup falhe, no mundo dos negócios, a estagnação acaba levando ao fracasso. Por fim, todos os membros de sua equipe trabalharão juntos e não haverá um protocolo rígido para se manter fiel às suas funções, todos concordarão com sua própria idéia de alcançar o consenso do grupo, duas cabeças pensam melhor do que uma depois de tudo.
- Produto: 42%
- Finanças: 38%
- Regulatório: 10%
- Equipa: 6%
- Crescimento: 5%
Quando se trata de produto, que de olhar para os números é a grande razão pela qual a maioria das startups falha, a razão real para a falha é porque o produto em si não forneceu realmente uma solução eficaz para um grande requisito dentro do mercado escolhido.
Com isso em mente, analisaremos algumas coisas que você pode fazer para ajudar a maximizar as chances de sucesso de sua startup, para que você possa evitar algumas das armadilhas que a maioria dos empreendedores enfrenta.
Não crie demanda por uma solução
Geralmente, as startups se anunciam dizendo que encontraram a solução perfeita para algum tipo de problema. Em seguida, eles falam sobre como seus serviços ajudarão a revolucionar o mercado escolhido e eliminarão completamente o problema. Tudo isso é bom, mas, ao planejar sua startup, você precisa ter certeza de que há realmente demanda por uma solução para o problema que você está querendo resolver. Se houver apenas algumas pessoas que experimentam o problema que você estará corrigindo, quase ninguém usará seus serviços, é simples assim.
Você vai querer evitar o que muitos fundadores de startups estão fazendo, o que está criando uma demanda por uma solução para um pequeno problema.O que você deveria, de fato, estar fazendo, é como mencionado anteriormente, encontrar uma solução para um problema com uma grande quantidade de demanda preexistente. A menos que você já seja uma grande empresa, suas chances de criar demanda são muito pequenas e, mesmo que você tenha muito dinheiro à sua disposição, você estará desperdiçando isso empurrando algo que ninguém realmente quer e sua startup morrerá.
Um exemplo de onde uma startup falhou em ter demanda suficiente para sua solução pode ser encontrado na agora extinta empresa Raptr. Eles eram uma startup de jogos para PC que permitiam que seus clientes otimizassem o desempenho de seus sistemas sem afetar a qualidade e a eficiência de seus sistemas. No entanto, logo após o lançamento, eles finalmente falharam em 2017. A razão para isso foi divulgada em uma declaração da Raptr.
A declaração diz “O mundo é diferente hoje do que quando lançamos o Raptr pela primeira vez. Muitas empresas oferecem ferramentas de otimização de jogos. Ter uma plataforma independente para fazer isso não é mais necessário ”.
Este é um exemplo de onde uma startup não focou seu modelo de negócios em torno de um problema com demanda suficiente por uma solução, mas o problema era incrivelmente pequeno e, eventualmente, outras empresas de jogos de PC puderam oferecer serviços similares e melhores, sem a necessidade para uma fonte externa. Os USPs da Raptr e a maneira como funcionava não eram mais convenientes para seus clientes, nem eram a melhor opção.
Marketing é chave
Um dos componentes mais importantes para o sucesso de sua startup é o marketing, não há duas maneiras de fazê-lo. Você pode ter o melhor produto do mundo que realmente revolucionará o seu setor, mas, se seus esforços de marketing se estenderem para algumas postagens no Facebook aqui e ali, você falhará.
Para comercializar efetivamente sua inicialização e seus serviços, você precisa aparecer em todos os lugares para poder se envolver com o maior número possível de usuários em potencial. Felizmente, agora vivemos no mundo da mídia social, onde uma massa de pessoas pode ser encontrada com o clique de um botão.
Você pode fazer seu próprio marketing postando vídeos e várias postagens em sites como LinkedIn, Medium, Quora etc, fazendo uso de SEO e colocando anúncios pagos em vários mecanismos de busca. Além disso, se você não acha que tem a capacidade de fazê-lo, pode consultar uma agência de marketing externa para lidar com tudo isso para você. Às vezes, esta é realmente a melhor opção, pois será capaz de obter a sua grande exposição para o dinheiro que você paga, levando a um grande número de potenciais clientes e buzz em torno de sua inicialização.
Um exemplo de uma empresa que teve que fechar suas portas por causa de um marketing ruim pode ser encontrado na startup de viagens, travelllll.com. A empresa buscou inovar a indústria de viagens tradicionalista e foi fundada em 2011. Apesar disso, eles fecharam em 2013 e
A empresa procurou trazer novas mídias e modernas abordagens tecnológicas para sua indústria, cobrindo notícias de viagens e startups naquele espaço.
A declaração diz “É possível ganhar um pouco de dinheiro com muitas pessoas ou muito dinheiro com algumas pessoas. Ganhar um pouco de dinheiro de algumas pessoas não se soma. Se você não está vendendo algo, é melhor você ter muitos olhos. Nós não fizemos.
O problema com travelllll.com foi que eles trabalharam através de um sistema onde eles precisavam efetivamente se comercializar para continuar crescendo. No entanto, eles não foram capazes de efetivamente comercializar seus serviços, tendo apenas alguns milhares de usuários consistentes e isso levou ao fim de sua empresa.
Mantenha sua equipe perto
Uma das coisas que muitos fundadores de startups parecem esquecer é a importância de sua própria equipe. As pessoas que você contratou podem ter estado com você desde o início e podem ter contribuído muito para o sucesso de sua startup, no entanto, como qualquer funcionário, elas começarão a procurar outro emprego se não se sentirem satisfeitas em sua função atual. A alta rotatividade de pessoal pode ser extremamente prejudicial para uma empresa iniciante, pois você pode começar a perder a consistência nas áreas em que está ocorrendo a rotatividade, o que pode levar a uma empresa com menos desempenho.
Para garantir que sua equipe queira ficar, trate-os como seres humanos! Sua equipe terá todas as suas próprias coisas que eles querem de você como seu chefe. Você deve explorar várias maneiras de maximizar o engajamento dos funcionários, isso poderia ser investindo em programas de bem-estar no local de trabalho, trabalho social e até mesmo oferecendo aos funcionários de longo prazo uma fatia do capital em sua empresa. Se um funcionário achar que tem interesse em seu trabalho, seja como amigos, ações, etc., será menos provável que ele saia.
A última coisa que você quer é que eles vão para um de seus concorrentes, ou pior, corram soltos e direcionem sua empresa para o chão.
Infelizmente, exemplos de equipes ineficazes arruinando uma empresa podem ser encontrados em abundância. Um exemplo disso pode ser encontrado na plataforma de e-commerce baseada na Rússia Wikimart. A empresa foi um sucesso massivo no mercado interno e estava sendo rotulada como o eBay da Rússia desde sua fundação em 2008. Apesar disso, a turbulência no nível da sala de reuniões levou a uma série de decisões ruins e a empresa estava sujeita a vários pedidos de falência em 2017.
Maxim Faldin, co-fundador do site divulgou sua própria declaração, explicando as razões sinistras para a falha do negócio. “Depois de quase dois anos de folga, passei dois dias na empresa. Os acionistas majoritários o abandonaram. A empresa não possui ativos para economizar e competências para preservar. Vinte meses de minha ausência permitiram que os gerentes “profissionais” matassem a empresa usando o dinheiro dos ricos oligarcas. Eles gastaram (em rublos) duas vezes (!) Mais do que nós, Kamil Kurmakaev e eu, passamos desde o início da empresa em 2008 até agosto de 2014. E TUDO foi perdido ou roubado - quase sempre perdido.
A lição a ser aprendida com o Wikimart a esse respeito é garantir que você tenha uma equipe ao seu redor na qual possa confiar. Para inspirar lealdade em sua equipe, você precisará garantir que eles fiquem felizes. Algumas das maneiras pelas quais você pode fazer isso foram abordadas acima.
Crie um produto que faz você se orgulhar
Uma das coisas mais importantes para você como um fundador de startup é ter um produto que você pode se orgulhar. Se você tivesse um produto medíocre ou mesmo ruim, provavelmente não pensaria muito bem, bem, seus clientes também pensariam a mesma coisa. Ter um produto melhor naturalmente aumentará o potencial de crescimento do seu negócio, pois mais pessoas provavelmente serão atraídas pelo produto de maior qualidade. Isso também será crucial quando você estiver procurando obter financiamento externo de um investidor.
Uma ótima maneira de testar se você tem um produto do qual possa se orgulhar é observar se sua própria equipe está defendendo abertamente seu produto sem o seu envolvimento. Se eles são, você é um vencedor e você provavelmente tem um produto brilhante. Se, no entanto, eles relutam em fazê-lo, você pode descobrir por que isso pode acontecer, e você pode querer repensar sobre certos elementos do produto.
Existem inúmeros exemplos de empresas que tiveram que fechar porque seu produto não foi bem recebido pelos clientes. Eles não levaram em consideração se o produto criaria uma boa experiência para o usuário e definitivamente não tomaria tempo para analisar o produto para se certificar de que era algo de que eles poderiam se orgulhar.
Um exemplo disso pode ser visto quando se olha para a startup política de mídia social VoterTide. A VoterTide forneceu análises e monitoramento nas mídias sociais para campanhas políticas, empresas de notícias e outras organizações.
A VoterTide eventualmente teve que fechar suas portas e uma declaração do proprietário à CBInsights esclareceu as razões do porquê, afirmando que “nós não gastamos tempo suficiente conversando com os clientes e estávamos lançando recursos que eu achava que eram ótimos, mas nós não reuniu informações suficientes dos clientes. Nós não percebemos isso até que fosse tarde demais. É fácil ser enganado e pensar que sua coisa é legal. Você tem que prestar atenção aos seus clientes e se adaptar às suas necessidades. ”
É claro que a VoterTide errou ao assumir instantaneamente que seu produto era algo de que eles poderiam se orgulhar, no entanto, quando se tratava da resposta real do cliente a esse produto, ficou claro que eles não atendiam efetivamente às necessidades de seus produtos. clientes. Foi isso que causou o seu eventual colapso.
Comentários
Postar um comentário