Como parar de mentir para si mesmo
Como parar de mentir para si mesmo (para que você possa começar a viver a vida que merece)
“O primeiro princípio é que você não deve se enganar - e você é a pessoa mais fácil de se enganar.” - Richard Feynman
Você sabe o que eu amo em livros e postagens em blog?
Eles me dão uma rara oportunidade.
Qual é a oportunidade, você pergunta?
A oportunidade de ser honesto consigo mesmo.
Veja, é difícil ser honesto consigo mesmo na maioria das outras situações. Inferno, é difícil ser honesto consigo mesmo quando está sozinho. Mas as situações sociais - onde temos um rosto para salvar - dificultam o impossível.
Você já experimentou isso quando um amigo ou membro da família chama você para algo que você sabe que é verdade. Você fica mais defensivo nessas situações porque, quanto mais verdadeiro é algo, mais dói.
Quando você está sozinho, tem uma chance de lutar na verdadeira auto-reflexão. O autor não o conhece pessoalmente, então parece menos um ataque. Porque não é.
Eu nunca vou te dizer que você deve fazer alguma coisa. Estou aqui para fornecer idéias, fazer com que você tenha um diálogo interno e permita que você assuma o poder a partir daí.
É um ano novo. Você pode ser um novo você.
Mas você tem que parar de se enganar. E, parafraseando Feynman, você é o mais fácil de mentir.
A criptonita mental que impede você de mudar
Você não é uma pessoa "racional".
Você não pesa cuidadosamente as evidências antes de tomar decisões. Você não tem uma auto-imagem precisa. Você não é um agente (totalmente) consciente em sua vida. Nem eu. Ninguém é.
Se você tivesse que passar a vida tomando todas as decisões logicamente, ficaria louco e a vida seria realmente perigosa e infeliz para você. Você usa a intuição - emoção - primeiro para tomar decisões. Você preenche as lacunas mais tarde com explicações.
Com o tempo, seu padrão de reconhecimento e crença irracional constrói formas cerebrais de personalidade. O tema central do seu viés de confirmação - você acredita no que deseja acreditar e ignora o que não se encaixa.
Mas isso é coisa do pop-psych 101. Você já ouviu tudo isso antes, certo?
Então, por que estou falando sobre isso?
Porque o auto-aperfeiçoamento é o processo de fazer mais do que prestar atenção ao que você sabe.
Não trate sua capacidade de mentir para si mesmo de ânimo leve.
Não diga "sim, eu sei disso" e continue a sofrer as consequências de mentir para si mesmo.
Para levar a sério o auto-aperfeiçoamento, você precisa conhecer essa verdade importante.
A verdade sobre o aperfeiçoamento pessoal que outros gurus não lhe dirão
Eu não ligo para quantos vídeos motivacionais você assiste, o TEDx fala, ou para podcasts que ouve ou para ler livros.
O auto-aperfeiçoamento costuma ser inútil. É difícil e você acabará falhando com mais frequência do que nunca.
Eu dei uma palestra sobre o TEDx , mas não acho que você assistir a isso de repente torne sua vida melhor.
O peso da experiência passada, o viés, a personalidade, as circunstâncias e tudo o mais é pesado.
Você vai lutar até a morte para manter sua identidade em vez de mudar. Você é o Johnny Cochran de inventar desculpas para si mesmo. Não apenas isso, mas você provavelmente está justificado em fazê-lo.
Tentar melhorar sua vida - além de tudo o que você já está fazendo - é pedir muito . Você terá que encontrar um equilíbrio entre o amor próprio e se chutar na bunda quando precisar.
Não há respostas fáceis e, antes que melhore, você retrocede. Mas, como um arco e flecha, você precisa recuar para se atirar para a frente.
Considero que obter um, dois, três por cento melhor em ser honesto consigo mesmo cria um efeito dramático nos resultados que você experimenta. Você não vai se auto-atualizar. Sempre. Você perseguirá um resultado inatingível, mas se tornará uma versão muito melhor de si mesmo no processo.
Hora de rasgar o curativo.
Como ser brutalmente honesto consigo mesmo
“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida” - Sócrates
Então, como você se analisa quando seu subconsciente quer fazer nada além de mentir para você?
Você não vai gostar desta resposta ...
Desculpe adiantado.
Você precisa se analisar repetidamente, constantemente, muitas vezes em vão, todos os dias até morrer.
Você já está se sentindo inspirado?
Eu uso um diário para percorrer meus pensamentos. Se quero me aprofundar, escrevo páginas da manhã - três páginas de pensamento não filtrado. Esse processo geralmente me ajuda a descobrir o que realmente está acontecendo. I fez ter um papel nessa luta com minha esposa. I w como chafurdar na auto-piedade em vez de fazer algo a respeito “x” (há sempre um x). Talvez gratidão e amor próprio não sejam o que eu preciso hoje. Talvez eu não precisa chupar-lo.
Tente.
Você tem muitos tipos diferentes de mentiras para desvendar. O processo de desvendá-los o libertará. Faça isso o suficiente e consistente o suficiente e você desenvolverá uma autoconsciência real. Quando você tem um senso de identidade mais preciso, joga jogos que pode vencer, toma decisões que atendem às suas necessidades específicas e deixa de se preocupar com coisas fora da sua casa do leme e controle.
Vejamos algumas das mentiras mais comuns que você diz a si mesmo.
"Eu mereço [x]"
X = Mais dinheiro, status, amor, aceitação, oportunidade e todas as outras coisas que os humanos desejam.
Analise essa crença. Por que você merece alguma coisa? Não, realmente, pergunte a si mesmo e pense profundamente sobre isso.
Porque você é uma boa pessoa? Não esta bom o suficiente.
Você realmente esgotou seus recursos e desenvoltura antes de desejar que algo caísse em seu colo? Não? Ah ok.
Olha, eu sofro disso tanto quanto você. Às vezes as pessoas recebem coisas que não merecem. A sorte desempenha um papel na vida. Mas se você não tiver sorte, gritando para o céu sobre o que o universo deve, você não funcionará.
Se você realmente colocou tudo de si em algo e não deu certo, me desculpe. Isso é péssimo e eu não sei o que te dizer. Mas duvido que seja esse o caso e você também.
"Estou satisfeito com o que tenho"
Buda, estou te chamando.
A filosofia oriental diz para você suprimir seu ego, libertar-se dos desejos, viver no momento presente e se contentar com o que tem.
Eu medito diariamente por quase meia década. A atenção plena é um trabalho árduo. E é orientado a objetivos.
Você precisa do desejo suprimir seu desejo para suprimir seu desejo.
Minimalistas? Eles são os piores. Em seu objetivo de parar de ficar obcecado por ter coisas demais, elas ficam obcecadas em se livrar delas. É apenas outra forma de materialismo - a obsessão pela falta de materiais.
Nós somos os animais que passaram de macacos que fabricam ferramentas a uma pirâmide, roda e iPhone, criando super-espécies. Estamos conectados a ter objetivos. Não gostamos de ficar ociosos.
2019 é o ano de possuir sua ambição.
Se você pensou que poderia ser rico, fazer abdominais, viajar pelo mundo, etc., você faria isso.
Não estou dizendo que esses são objetivos que valem a pena. Estou dizendo que é inútil fingir que você não está interessado em obter sucesso. Talvez eu esteja projetando aqui, mas tenho certeza de que estou certo. Só você sabe a resposta real.
"A culpa é de outra pessoa"
Sua renda caiu de repente após as eleições de 2016?
Alguém está colocando uma arma na sua cabeça dizendo que você precisa trabalhar no seu emprego atual?
Quem é o culpado pela maioria dos seus problemas, além de você?
Eu tenho colocado muita atenção na injustiça do mundo, desigualdade estrutural, preconceitos culturais, tudo isso acima. Meu veredicto? Essas forças são muito reais. Quero dizer, sou um homem negro . Eu saberia.
Se você nasceu de uma mãe solteira na pobreza, suas chances de ter uma vida bem-sucedida são muito piores do que as de um filho nascido em uma família abastada. Isso é irrefutável. Todos nós temos forças circunstanciais que mexem com nossas vidas de uma maneira ou de outra.
Sou negra, mas cresci na classe média e tenho uma faculdade. Percebo por que uma pessoa branca na zona rural da Virgínia Ocidental pode não se sentir mais privilegiada do que eu.
Há nuances aqui.
Não tenho certeza do que fazer sobre isso. Existem pessoas mais inteligentes do que eu trabalhando nesses problemas.
Enquanto isso, estou tentando fazer tudo ao meu alcance para melhorar minha vida - ajustado pelas vantagens e desvantagens que tenho.
Eu gostaria que as coisas fossem diferentes. Eu gostaria que você não tivesse seu próprio conjunto de problemas, mas você tem. A decisão de como lidar com eles depende de você. Você pode esperar que todas as escamas se inclinem uniformemente, mas você pode (e provavelmente irá) morrer antes que elas o façam. Isso seria um desperdício.
Portanto, embora você possa justificar com culpa os pés da sociedade, ainda precisará viver sua vida. E não parece haver outra maneira melhor de viver do que assumir o máximo de responsabilidade pessoal possível.
No fim do dia…
Você tem que ser você.
Não importa onde você vá, você sempre será você.
Você pode começar a gostar de si mesmo e fazer o máximo que puder por si mesmo. Porque você tem que estar com você para sempre.
A racionalização é o ópio das massas. Mas os viciados muitas vezes adoecem e morrem. Não deixe sua mente, coração e alma sofrerem esse destino metaforicamente.
Tenha a conversa que você precisa ter consigo mesma.
Ninguém mais está por perto.
Seja honesto. Muito, muito, muito, honesto.
Então você pode começar o processo de realmente mudar.
Ayodeji é o autor de Você 2.0 - Pare de se sentir preso, reinvente-se e torne- se um novíssimo em você. Quer uma cópia gratuita do meu primeiro livro? Obtenha aqui .
Comentários
Postar um comentário