Achado na Sala do NUPE

 REENCONTROS NO AMBIENTE ACADÊMICO


Minha mesa com meu novo porta-canetas, o NT e a agenda antiga que achei. Pelotas 06/09/2024

     Estou usando a sala do NUPE (Núcleo de Pesquisas Econômicas) aqui no DECON (Departamento de Economia) da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) no campus Anglo, para mim é um prazer poder usar a estrutura que a universidade nos disponibiliza, mesmo sendo um pequeno departamento diante da grandiosidade que é a UFPEL, esse departamento é gigante em qualidade de pesquisas e produção acadêmica, com professores pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado extremamente dedicados e valorosos, me sinto honrado em estar nesse lugar, me sinto em uma posição de privilégio, pois nem todas pessoas que desejam conseguem estar num lugar como esse. A sala do NUPE foi onde comecei aprender sobre a rotina de um bolsista, que ia muito além de frequentar as aulas da graduação, mas com a oportunidade de trabalhar com alguns professores, eu fui ver que meu horizonte poderia ir muito além do que apenas conseguir uma qualificação curricular de ensino superior, mas que eu poderia trabalhar em uma área de interesse e para isso seria necessário dedicar tempo, foco e esmero. 

RETORNO À SALA DO NUPE

Agora que retornei ao departamento, só que na condição de mestrando, comecei usar um computador, de onde escrevo esse texto, que estava parado nessa sala, precisamos urgente recuperar alguns equipamentos para servir a mais colegas, por enquanto, somente esse eu fiz funcionar, e exatamente por estar sem meu notebook que está na assistência técnica, sem previsão de sair de lá, pois o técnico disse que será necessário trocar a tela, comecei usar o computador e por conseguinte essa sala, e além de um pequeno exemplar do novo testamento, daqueles distribuídos em escolas e presídios, vi aqui uma pequena agenda, e sempre via ela jogada encostada na parede, e só hoje fui me dar ao trabalho de abrir pra ler e saber o que contém nessa agenda, para minha surpresa essa agenda era minha, e tem várias anotações da minha época de graduação, o que me deixa chocado em saber que tanto tempo se passou, ou seja, de 2019 pra cá, foram quase 5 anos e absolutamente ninguém resolveu pegar essa agenda e jogar no lixo. 

Tem anotações das minhas finanças do mês, contatos de alunos, até mesmo CPF de pessoas que participaram da semana acadêmica que organizei, como eu sou nostálgico, vou até recitar um trecho que escrevi no dia 19 de Agosto de 2019:


Hoje é 19 de Agosto de 2019, são 14:12h e estou aqui na minha mesa no setor de PJ da agência Pelotas do Banrisul. Escrevendo nessa agenda que era pra eu anotar tudo que eu fosse aprendendo para não restarem dúvidas em relação ao sistema de atendimento, mas nem todos os dias faço a mesma coisa, ou faço coisas que não precisam anotar. Tô com sono, fui dormir tarde mais uma vez, não posso ficar fazendo isso. De sexta pra sábado eu joguei WAR com os guris que moram comigo até umas 4:00h da manhã, que insano isso. Até agora fui em uma aula só, a primeira de estatística. 

Agenda que já dura mais de 5 anos aleatória na sala do departamento de economia

NOSTALGIA PURA

Ler isso me dá uma sensação boa, de saber que sempre estou em busca de esclarecimento e lucidez de saber o lugar e o momento em que estou vivendo. Mas enfim, agora que sei que essa agenda estranha, deixada por uma pessoa estranha é minha agenda e o estranho sou eu, então fica aqui o registro dessa pequena boa surpresa do dia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos