Conversa sobre o melhor termo a se chamar os trabalhadores de uma firma:
“ChatGPT, as pessoas eram chamadas, num passado não tão distante, de funcionários, empregados, e aí, com o passar do tempo, foram ocorrendo briefings, e as empresas, para melhorar o relacionamento com os funcionários, os seus empregados, passaram a chamá-los de colaboradores. Ou outros nomes, né? Enfim, eu gostaria de conversar contigo sobre a dinâmica que tem se tornado nomear aquelas pessoas que são basicamente exploradas pela sua força de trabalho para que elas, de certo modo, se sintam, não tão exploradas, mas participantes daquele negócio, de modo que elas fiquem até mesmo felizes para participar do seu emprego, para gerar mais resultados, ter mais produtividade, etc. Então, eu queria que você me dissesse que, tendo em vista que o nome colaborador se tornou algo ultrapassado, obsoleto, talvez, mas que tem uma carga já social, uma carga de pejoratividade, sei lá se existe essa palavra, mas eu queria saber de você se existiria uma outra alternativa que possa substituir a palavra colaborador para um termo mais amigável, mais friendly, para ser moderno. Um termo que traga mais dignidade. Me ajude a pensar de uma maneira fora da caixa o que podemos usar de termo para substituir a palavra colaborador.”
Essa é uma questão bem interessante e relevante! O termo "colaborador" realmente tenta criar uma sensação de parceria e valorização, mas as palavras evoluem com o tempo, e é natural que as empresas busquem formas mais autênticas de se conectar com seus times.
Uma alternativa poderia ser "parceiro de equipe" ou "membro da equipe", que destacam o papel ativo e essencial de cada pessoa no sucesso coletivo. Outro termo que tem ganhado espaço é "profissional", que transmite um reconhecimento da competência e do valor de cada indivíduo.
É sempre bom lembrar que, mais do que o nome, o importante é a cultura que a empresa constrói e como as pessoas se sentem dentro dela.
Comentários
Postar um comentário