Exaustão pode ser disfarçada como preguiça.


Chip Heath e Dan Heath tornaram essa ideia famosa e depois Tim Ferriss compartilhou com seus milhões de seguidores.
É a ideia de que quando ficamos preguiçosos, pode ser outra coisa. Nós não nascemos preguiçosos, mas quando temos a atitude de 'apressar até morrer', nos tornamos esgotados.
Chip e Dan acreditam que nossa preguiça pode frequentemente ser resultado de estarmos exaustos. É tão fácil ser duro conosco e dizer que somos preguiçosos.
Tudo o que lemos na internet nos diz para trabalhar mais, produzir mais e conseguir mais. Estamos cercados por pessoas que trabalham mais do que nós e isso pode levar a sentimentos de culpa.
O resultado dessa síndrome de comparação com o sucesso de outras pessoas é que nos esgotamos. Continuamos trabalhando até estarmos fisicamente e emocionalmente esgotados.

Minha obsessão pelo empreendedorismo me fez preguiçoso.

Em 2011, senti queimar. Eu estava completamente exausta e abandonei o negócio que ajudei a começar.
Nos dois anos seguintes, consegui um emprego onde não tinha responsabilidade e, por um momento, pensei que me tornaria preguiçoso. Eu pensei que porque eu não queria fazer o trabalho difícil do empreendedorismo, eu me tornaria permanentemente preguiçoso.
Agora que olho para trás nesse período da minha vida, percebo que o que Chip Heath e Dan Heath estão dizendo foi o que eu estava experimentando em primeira mão.
Eu tinha apressado meu caminho para o chão e preguiça era minha única saída do esgotamento mental e emocional que eu tinha me colocado nos últimos cinco anos.

A preguiça não é permanente.

O que acontece quando nos esgotamos é que nos tornamos preguiçosos por um curto período de tempo enquanto nos recuperamos.
Meu período preguiçoso durou pouco mais de 12 meses, quando tentei reconstruir minha vida e, finalmente, encontrar algum tipo de propósito para minha existência.
A preguiça não é algo que devemos ter medo; se é um resultado de exaustão e eventualmente queimar.
Períodos de preguiça podem ser uma vantagem.
Crédito de imagem: everycollegegirl.com

Depois de um período de preguiça, chega-se a extrema produtividade.

Uma vez que você tenha a chance de superar o cansaço, por ser preguiçoso por um tempo, há um lado positivo.
O tempo longe de tudo - passou a procrastinar e fazer merda - é frequentemente seguido por períodos de extrema produtividade.
Depois que tive meu ano de preguiça, escrevi muitos artigos. Houve momentos em que eu poderia sentar e escrever artigos de 3 x 3000 palavras em um piscar de olhos sem ter qualquer noção de tempo.
Os estados de fluxo se tornaram mais fáceis de obter porque eu superei meu esgotamento causado por cinco anos perseguindo o sonho do empreendedor, ganhando muito dinheiro e depois percebi que era tudo por nada, porque eu não me importava com o trabalho que estava fazendo.

Pensamento profundo.

Durante um período de extrema preguiça, descobri que faço alguns dos meus pensamentos mais profundos.
Entre assistir a vídeos inúteis do Youtube e buscar inspiração, os pensamentos e ideias que colecionei ao longo da jornada empreendedora de cinco anos começaram a se interligar, fazer sentido, tornar-se mais claro e levar a novas idéias.
A preguiça tem a vantagem adicional de permitir que ocorra o processo de pensamento profundo, que é tão difícil de se iniciar quando você está exausto ou esgotado.

Da próxima vez que você se sentir preguiçoso.

Então, da próxima vez que você sentir que o mundo está contra você e você é simplesmente preguiçoso, lembre-se da minha história.
Suas maiores fraquezas geralmente levam a seus pontos fortes. Eu só descobri como ser produtivo quando passei por extrema preguiça.
Se você se sentir preguiçoso amanhã, pergunte a si mesmo “O que está realmente acontecendo aqui? Como esse sentimento de preguiça poderia me ajudar a longo prazo?
Tudo em sua vida acontece por um motivo, incluindo o fardo equivocado da preguiça.
A preguiça é onde você se conserta, reconstrói e continua a mudar o mundo.

Comentários

  1. Gostei!!! mas as fezes por estar com "preguiça " por acha que o mundo estar contra vc que seus projetos estao desmoronando. Pode desencadear uma depressão. Então temos que estar ligado com a palavra "preguiça".


    Eva viu😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela ótima interpretação de texto e pelo comentário.

      Excluir
  2. Com certeza, muitas vezes a estafa é na alma, e isso reflete em nosso comportamento, como a falta de disposição. Tem vezes que o remédio é não fazer nada e ficar de pernas pro ar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos