O que fazer quando se sentir preso




Aspessoas que se sentem presas são mais comuns do que você pensa. Eu vejo comentários e mensagens o tempo todo on-line de pessoas que relatam estarem presas e pedir ajuda. A verdade é que, por mais bem sucedidos que possamos ser, em algum momento nós também ficaremos presos.
Houve vários momentos na minha vida em que me senti preso e posso me relacionar bem com o sentimento. Dois desses momentos giraram em torno de mim tentando mudar minha carreira e experimentar imensa rejeição ao tentar fazê-lo.
Eu também posso lembrar vividamente de ficar preso quando terminei a escola e não sabia o que fazer, o que me levou a ser um empreendedor.
E o tempo que eu me senti mais preso do que nunca foi quando eu estava aleijado por uma doença invisível que mais tarde descobri que era ansiedade e não tinha ideia de como me recuperar. Eu fiz a escolha errada, inicialmente, e fiquei quieto sobre isso.
Sentir-se preso é garantido e vem durante diferentes estações de sua vida, e muitas vezes quando você menos espera.

Então, se você se sentir preso na vida, o que você pode fazer?


1. Veja a sua situação para o que é

A maneira como você percebe sua vida durante os momentos em que se sente preso terá muito a ver com a rapidez com que você pode se recuperar.
Se você cair na armadilha da autopiedade - ou pior ainda, depressão - o tempo que levará para juntar suas coisas vai demorar muito mais. Perceba que sua situação é semelhante a todos os outros. Você não é a primeira pessoa no mundo a ficar preso e você não será o último.
Crédito de imagem: Dollar Shave Club
O que você está passando é normal e isso vai acontecer novamente mais tarde na vida. No meu caso, senti-me preso no ano passado e depois, neste ano, cheguei à mesma posição novamente. Eu escolhi ligar a ideia de ficar preso a grandes mudanças, um grande retorno e uma chance de me reinventar.
A parte mais estranha é que depois de ler uma biografia sobre Tiger Woods e ver seu recente retorno, decidi vincular a fase de reconstrução à sua própria linha do tempo. Tiger tem sido uma pessoa improvável que eu nunca conheci e que me ajudou a ver como ficar livre quando as probabilidades estão contra você. A mesma oportunidade existe para você.

2. Receba alguns conselhos externos de alguém que conhece você

Muito do que é ser libertado acontece na sua cabeça, e o padrão é repetido várias vezes. O que ajuda quando você experimenta isso é obter alguns conselhos de alguém que o conhece bem.
Diga a essa pessoa que você está se sentindo preso e peça a ela um conselho baseado no que sabe sobre você. Eu fiz isso no outro dia e um mentor completamente quebrou meu padrão, dizendo-me três coisas que outras pessoas disseram sobre mim que me provaram que eu poderia me reinventar.
As pessoas que o conhecem bem provavelmente serão capazes de identificar momentos em que você esteve preso antes e perceberão coisas que você pode não perceber. Eu também percebi que as pessoas que sabem que você vai ligar para você em seu próprio BS também, o que é útil.

3. Fale com alguém que você admira

Pergunte a eles o que eles fizeram quando estavam presos na vida. As pessoas adoram compartilhar suas histórias e você pode encontrar a resposta para seus desafios na história de outra pessoa.
Ter novas pessoas em sua vida é sempre uma boa maneira de encontrar uma alternativa. Tentar resolver o mesmo problema de ficar preso repetidamente com as mesmas soluções é a definição de insanidade, como Einstein diria.

4. Visite uma terra longe, longe

Quando me senti presa, descobri que ver novas culturas (especialmente aquelas que são menos afortunadas do que a sua) é uma ótima maneira de se libertar.
É difícil visitar um lugar como o Vietnã, onde as pessoas quase não têm nada - e ainda assim são tão felizes - e voltam para casa e ficam putos ou ingratos. Muitos dos sentimentos associados a ficarem presos vêm da falta de gratidão.
Você sente que está preso porque esqueceu o que já tem.
Se alguém tentou tirar tudo o que você tem, você pode de repente se sentir livre.

5. A verdadeira resposta é fazer alguma coisa

Faça o que fizer, não apenas sente-se e não faça nada enquanto se sente preso na vida. Esta abordagem não irá ajudá-lo e você terá mais desses sentimentos deprimentes que você já está recebendo.
Pense em ficar preso como areia movediça: se você ficar lá por muito tempo, sua boca ficará cheia de areia, você não será capaz de respirar e isso levará a uma morte dolorosa e desnecessária. Continue andando.
Falar com pessoas. 
Faça algum exercício. 
Ir para alguns Meetups. 
Assista alguns documentários. 
Envolva-se em alguns grupos do Facebook.
Faça o que fizer, não fique parado e continue preso sem motivo, quando a resposta para o seu problema não estiver longe, se você só colocar o tempo para procurá-lo.
Nós todos ficamos presos na vida - a chave é se soltar o mais rápido possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow