Diga-me o que você diz sim e eu direi quem você é

Diga-me o que você diz sim e eu direi quem você é



“A diferença entre pessoas bem-sucedidas e muito bem-sucedidas é que pessoas muito bem-sucedidas dizem não a quase tudo.” - Warren Buffett
Segundo Aristóteles, “somos o que fazemos repetidamente”. Mais diretamente, somos o que dizemos sim.
A cada segundo de cada dia, você está dizendo sim a alguma coisa. Toda vez que você faz algo, você diz sim a essa coisa.
  • Toda vez que você entra no Facebook e começa a rolar, está dizendo sim.
  • Cada pedaço de comida que você coloca no seu corpo, você está dizendo que sim.
  • No momento, ao ler este artigo, você está dizendo que sim.
Quando você diz sim a qualquer coisa, diz não a quase todo o resto. Cada escolha tem um custo de oportunidade incorporado. Toda escolha é muito cara. Dizer sim não é grátis.

Auto-sinalização: a ciência da identidade

De acordo com pesquisa do Dr. Ronit Bodner e Dr. Drazen Prelec, “Ações fornecem um sinal para nós mesmos, ou seja, ações são auto-sinalizadoras .” Em outras palavras, suas ações fornecem um sinal do tipo de pessoa que você é .
Se você acordar cedo e sair correndo, você pensará: sou o tipo de pessoa que acorda cedo e sai correndo . Quaisquer que sejam as decisões que você tomou, você concluirá que sou o tipo de pessoa que faz X, Y ou Z. (Felizmente, como será mostrado em um momento, seu passado é realmente muito fluido e pode ser alterado por ações futuras.)
No livro recente, Skin in the Game , o Dr. Nassim Nicholas Taleb explica que o que você faz é a definição mais pura do seu sistema de valores. Em Start with Why , Simon Sinek disse a mesma coisa. Suas ações demonstram o que você realmente acredita.
Gandhi disse: "A ação expressa prioridades". Ele também disse: "Acreditar em algo, e não vivê-lo, é desonesto", que é o que os psicólogos chamam de dissonância cognitiva - o estado de conflito interno. Você não pode estar confiante se não confiar em si mesmo. A confiança é um subproduto do comportamento congruente e bem-sucedido.
Confiança é o estado emocional de alguém cuja ação anterior foi intencional e precisa da pessoa que planejava ser.

Identidades passadas, presentes e futuras

“É uma decisão consciente escolher suas prioridades todos os dias.” - Elisabeth Hasselbeck, Entrevista com o Dia da Mulher, 2010
Sua identidade atual é baseada no que você disse sim ontem. Quem você é hoje é um produto de suas decisões anteriores.
Sua identidade futura é o que você diz sim hoje. Quem você será amanhã é um produto de suas decisões atuais.
Sua identidade passada é o que você dirá sim para amanhã. Quem você era no passado é um produto de decisões futuras, porque as memórias são altamente fluidas e mudam com base nas experiências atuais e futuras. Não importa o quão sombrio ou conflituoso seu passado, ele pode ser absolutamente transformado. À medida que você muda, o significado do seu passado muda - assim como a memória dele.
Seu passado pode ser resgatado por decisões futuras positivas. Seu presente pode fazer sentido quando você diz sim apenas ao que você deseja ser. E seu futuro é tão brilhante quanto sua fé. Como Napoleon Hill disse: "O que quer que a mente possa conceber e acreditar, ela pode alcançar."
Mas somente se você agir de acordo com essa visão futura.
Assim, Zig Ziglar era famoso por dizer, “Você tem que ser antes que você pode fazer e fazer antes que você possa ter .” Você decide quem você quer ser e agir em conformidade. Se você não agir de acordo, sinalizará para si mesmo que é outra pessoa, porque você é o que faz. Mais diretamente, você é o que diz sim.
Você decide quem você quer ser. Mas essa decisão é apenas uma decisão real se você fizer o que essa decisão implica. Caso contrário, não foi realmente uma decisão. A decisão é apenas uma decisão se a ação estiver alinhada com ela.

Conclusão

“Se você tem mais de três prioridades, não tem nenhuma.” - Jim Collins, Bom a ótimo
No livro Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less , Greg McKeown afirma: "Você não pode superestimar a falta de importância de praticamente tudo".
A maioria das coisas deve ser rapidamente recusada.
Para repetir a citação do bilionário Warren Buffett: "A diferença entre pessoas bem-sucedidas e muito bem-sucedidas é que pessoas muito bem-sucedidas dizem não a quase tudo".
Da mesma forma, Jim Rohn disse: "Muitas pessoas não se dão bem simplesmente porque se especializam em coisas menores".
A maioria das pessoas diz sim para coisas menores. Portanto, a maioria das pessoas vive uma vida menor, e não maior.
Quem você será amanhã? Isso depende do que você faz hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos