Sobre a economia brasileira e a política econômica durante a Primeira República (1889-
1930), é correto afirmar:
|
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA , Quadra de Benedito Calixto |
A política econômica do Governo Campos Sales (1898 - 1902) contribuiu para o recrudescimento da crise cambial, uma vez que as medidas adotadas em sua gestão tinham por objetivo atenuar o desequilíbrio do balanço de pagamentos, mas não foram avalizadas pelos principais credores ingleses.
1- A política econômica do Governo Rodrigues Alves (1902-1906) inverteu o sentido da condução da política econômica do Governo Campos Sales, ao adotar um rigoroso ajuste contracionista, tanto fiscal quanto, sobretudo, monetário. A criação da Caixa de Conversão – que emitiria moeda conversível à taxa fixa de câmbio – representou o êxito dessa estratégia. INCORRETA
A afirmativa afirma que a política econômica do Governo Rodrigues Alves inverteu o sentido da condução da política econômica do Governo Campos Sales, adotando um ajuste contracionista rigoroso. No entanto, durante o governo de Rodrigues Alves, a política econômica não foi caracterizada por um ajuste contracionista rigoroso, mas sim por uma continuidade em relação ao governo anterior buscando equilibrar as contas públicas e atrair investimentos estrangeiros.
2 - A fixação da taxa de câmbio em 1906 vinculou a oferta de moeda às reservas cambiais, sustentando-se até pouco tempo antes do início da I Guerra. INCORRETA
A afirmativa alega que a fixação da taxa de câmbio em 1906 vinculou a oferta de moeda às reservas cambiais. No entanto, durante a primeira República, a política cambial foi caracterizada por flutuações e não pela manutenção de uma taxa fixa de câmbio. Portanto, essa afirmação é incorreta.
3 Apesar da contração no influxo de capitais estrangeiros decorrente da eclosão da I Guerra, o conflito bélico representou uma oportunidade positiva para o aumento da produção industrial no Brasil. Dois dos principais fatores subjacentes a esse fenômeno foram a depreciação cambial e a restrição das importações. INCORRETA
A afirmativa sugere que a eclosão da Primeira Guerra Mundial representou uma oportunidade positiva para o aumento da produção industrial no Brasil. No entanto, o conflito resultou em uma queda nas exportações brasileiras devido à interrupção no comércio internacional e à restrição das importações. Portanto, a guerra teve um impacto negativo na economia brasileira, não uma oportunidade positiva para a produção industrial.
4 - A arrecadação tributária do Governo Federal era fortemente dependente dos impostos recolhidos sobre as importações, cabendo aos estados recursos provenientes da taxação das exportações. INCORRETA
A afirmativa afirma que a arrecadação tributária do Governo Federal durante a Primeira República era fortemente dependente dos impostos sobre importações, enquanto os estados dependiam da taxação das exportações. No entanto, durante esse período, a principal fonte de arrecadação do governo federal era a taxação sobre produtos como o café, que representava a principal commodity de exportação do Brasil. Além disso, tato o governo federal quanto os estados contavam com outras fontes de receita, além da taxação das importações e exportações.
RESUMINDO:
A política econômica do Governo Rodrigues Alves (1902-1906) não inverteu o sentido da condução da política econômica do Governo Campos Sales. Na verdade, houve continuidade na busca pelo equilíbrio das contas públicas e atração de investimentos estrangeiros, sem adotar um ajuste contracionista rigoroso como mencionado.
A fixação da taxa de câmbio em 1906 não vinculou a oferta de moeda às reservas cambiais. Durante a Primeira República, a política cambial foi caracterizada por flutuações e não pela manutenção de uma taxa fixa de câmbio.
A eclosão da Primeira Guerra Mundial não representou uma oportunidade positiva para o aumento da produção industrial no Brasil. Pelo contrário, o conflito resultou em uma queda nas exportações brasileiras e na restrição das importações, tendo um impacto negativo na economia.
A arrecadação tributária do Governo Federal durante a Primeira República não era fortemente dependente dos impostos sobre importações. A principal fonte de arrecadação do governo federal era a taxação sobre produtos como o café, que representava a principal commodity de exportação do Brasil. Além disso, tanto o governo federal quanto os estados contavam com outras fontes de receita, além da taxação das importações e exportações.
Comentários
Postar um comentário