A nova geração de quem o mundo espera muito

 Olá blog, 


      Aqui estou novamente para registrar um pouco do que se passou nos últimos meses em minha vida, já estamos nos idos finais do ano de 2024, o ano que entrei na casa dos 30 com meus amigos e pessoas da minha geração dos anos de 1994, 


Os novos mais velhos 


já somos os adultos dessa época, já somos aqueles que estão em cargos de gestão, alguns em cargos de liderança, outros estão em posições importantíssimas de tomadas de decisões, claro que também muito mais homens e mulheres fazem parte da massa trabalhadora que sustenta a produtividade desse país (e claro dos outros também), sou oficialmente um homem de 30 anos de quem se espera o começo da construção de um legado (sempre me lembro que Jesus começou seu ministério ao ser batizado aos 30 anos).


Revoluções por minuto


Ao contrário de muitas outras que nos antecederam, vivemos intensamente várias “revoluções por minuto” como já dizia a música do RPM:


“Sinais de Vida no país vizinho, eu já não ando mais sozinho”


Estamos hiperconectados, não temos escassez de informação muito pelo contrário, podemos desfrutar de notícias sobre como é sofrer com a desigualdade nos Estados Unidos e que na França há muitos mendigos também, temos notícias em tempo real das barbáries no oriente médio, das guerras e tragédias que ocorrem pelo mundo afora. Para nós é comum notícias de inovações científicas extraordinárias como a produção rápida e em larga de escala de vacinas, o avanço da inteligência artificial, o poder dos algoritmos.  crescemos ouvindo falar da loucura que foi o século 20, apenas com percepções de quem viveu e era jovem na época, mas envelheceu e se tornou nosso professor e professora. Mitos que fizeram parte da nossa infância hoje são piadas em rodas de conversas nostálgicas entre os amigos, como a loira do banheiro, o pacto da Xuxa, a música do Rouge entre outros. Mas hoje não nos baseamos apenas as percepções dos mais velhos para interpretar o mundo, temos mais compartilhamento de diferentes visões de mundo de pessoas que outrora não teriam voz, fruto de muitas lutas de pessoas que vieram antes de nós, foram muitas revoluções antes de chegarmos até o nosso atual estado de coisas. 


Sobre o meu ano: O começo 


Comecei o ano ralando, buscando fazer dinheiro de maneira informal, usando a moto que comprei pra fazer entregas e corridas de Uber, buscava várias maneiras de fazer um trocado, na expectativa de começar o mestrado que eu já estava na eminência de ser matriculado. Literalmente minha virada de ano foi rodando de moto pela cidade de Goiânia. Em fevereiro a coisa apertou com meu tio Zé Neto, ele ia de internações e fugas nos deixando aflitos preocupados por onde ele andaria, tive medo de alguém matar ele ou ele ser atropelado pela rua, ele estava numa situação muito complicada e minha tia não tinha condições de segurar e cuidar dele. Estava em contato com a Loys, não tínhamos mais nada, mas ainda nos falávamos. Também falava bastante com a Andreza. Buscava cuidar de fazer bastante exercícios e também estava muito próximo da Yonara, que compartilhava comigo suas lutas em busca dos seus objetivos. Até fomos eu, Andreza e a Yonara em um rapel de uma ponte entre Anápolis e Nerópolis. Fiquei organizando minha partida, buscando organizar as coisas pra que quando eu partisse tudo já estivesse encaminhado, vendi minha moto pro meu tio William, participei de uma despedida muito legal que infelizmente foi no mesmo dia que meu tio Zé Neto foi encontrado na rua e levado pra um hospital, morreu com Dengue Hemorrágica, minha despedida de Goiânia foi um dia após o enterro do meu tio Zé Neto. 


Ida pro Sul


Meu amigo Thiago me levou pro aeroporto e lá me despedi dele rumo à jornada do mestrado, voo de Goiânia pra Porto Alegre com escala em Guarulhos. Devo gratidão ao Leandro e à Alice pela força pra comprar a passagem. O único dinheiro que tinha era o da venda da moto que foi vendida em 9 parcelas de mil reais. A Ísis me recebeu e fiquei alguns dias no apartamento dela, minhas aulas estavam marcadas pra começar on-line no dia 18/03, a Isis me convidou pra ir em um passeio com ela na cidade de Mostardas, fomos com algumas amigas dela, duas do condomínio onde ela morava e duas amigas de outros lugares, na verdade uma amiga levou outra amiga, e essa outra amiga se interessou em mim, começamos a conversar bastante depois disso e criamos muita afinidade, tanto que no mês seguinte eu voltei pra Porto Alegre e saimos, foi a última vez que beijei alguém no ano de 2024. 


Ida pra Pelotas


Fui pra Pelotas no dia 13/03 e no dia seguinte já era meu aniversário de 30 anos, a Suzan minha amiga já estava me esperando pra fazermos algo, fomos almoçar e ela me contou sobre sua vida nova de trabalho em uma empresa de investimentos, me contou sobre sua angústia de estar em um emprego nada estável onde poderia ser mandada embora a qualquer momento e não tinha perspectiva de crescimento. Ela me vendeu uma das bikes e passei a estar totalmente instalado no número 1431 da rua Voluntários da pátria no centro da cidade. 


Início das aulas 


As aulas começaram no dia 18/03, aula do nivelamento, foram 2 semanas, sendo uma semana de estatística e mais uma semana de matemática. Foi quando comecei a ir pro departamento de economia no campus Anglo da Ufpel, logo de cara conheci alguns alunos do doutorado Matheus, Greike e Miriã. O Matheus foi essencial para que eu conseguisse tirar um B em estatística, mas infelizmente tirei C em matemática I.


Logo depois começaram as aulas em Abril, Microeconomia I com o professor César Tejada, Matemática I com o professor Rodrigo Nobre, Econometria com o Professor Felipe Garcia, Seminários de Pesquisa com o Professor André Zago e Economia Computacional com o professor Marcelo Passos. Foi disparado o semestre mais difícil, além do frio e chuvarada que se anunciou, tivemos as tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul, em Maio tivemos a suspensas das atividades de toda universidade, ou seja, um mês a menos de aulas, fui até voluntário em um dos abrigos da prefeitura em Pelotas. 


Colegas e estudos no mestrado


Conheci alguns colegas no mestrado e doutorado, acabou que vivíamos muito tempo juntos, o Matheus e o Greike sempre indo pro departamento, as vezes a Miriã, começamos a ter mais gente vindo estudar conosco, o Rafael, o Heraldo, e outros colegas começaram a estarem mais no departamento com a gente. Mas logo começaram a ir mais e mais gente, e o ambiente de estudo ficava comprometido, infelizmente eu perdi meu notebook, a tela touch estragou e não tinha mais conserto. Tive que começar a ir mais ao departamento usar os computadores. 


Visita ilustre esperada


Antes de eu viajar, conversava com a Andreza sobre ela ir me visitar em Pelotas, e ficamos amadurecendo a ideia, ela estava certa de ir, organizando as férias no trabalho dela, e mesmo com a catástrofe climática em Maio, ela comprou a passagem e foi me visitar, passar uns dias comigo em Pelotas, eu também fiquei me organizando pra recebê-la, queria até alugar um carro, mas não deu certo, e foi bem melhor assim. Mesmo sendo meu final de semestre, recebi ela no final de agosto. Fui a Porto Alegre encontrar com ela, ficamos um dia a mais em Porto Alegre e demos até um passeio por lá, depois fomos pra Pelotas de Bla Bla car, em Pelotas ela ficou na minha casa, mostrei um pouco da cidade pra ela, dormimos na mesma cama, ela sempre higiênica, pegava muito no meu pé, mas sobrevivi. Fomos no Laranjal e também em um Café Colonial em Arroio do Padre. Mas a estadia dela foi curta, porque ela comprou uma passagem saindo cedo de Porto Alegre, e foi mais seguro pra ela voltar um dia antes pra se organizar pra Pegar o voo, ainda mais que o aeroporto de Porto Alegre não estava funcionando direito. 


Recesso e segundo semestre 


Não tivemos férias, foram duas semanas que passaram voando, nesse tempinho eu apenas Pedalei e corri bastante, e comecei a jogar mais futebol. Logo começaram as disciplinas de Econometria II, Econometria Espacial, Econometria do Setor Público, Macroeconomia e Bibliometria. Foram bem intensas as aulas, muita atividade a ser feita. E o semestre encerrou oficialmente ontem, dia 20/12/2024, sexta feira. Eu viajei nesse dia, que também era o dia de entrega de uma atividade para o Professor Daniel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE MARAVILHAR COM AS COISAS DA VIDA

Dilemas econômicos: Teorema de Arrow

SQL em escala com o Apache Spark SQL e DataFrames - conceitos, arquitetura e exemplos