CRÔNICAS DO TEMPO E DA PACIÊNCIA
A Jornada Acadêmica
Hoje sou um homem de 31 anos. Quem diria? Contra todas as estatísticas de expectativa de vida para jovens nascidos em regiões com altas taxas de criminalidade, onde cresci, romper barreiras foi para mim motivo de orgulho. Claro, o mundo evolui a um ritmo exponencial, enquanto o capitalismo avança em dinâmicas de tecnologia, inovação e ampliação do mercado consumidor. Tudo isso frente à precarização da mão de obra, salários corroídos pela inflação, jornadas de trabalho exaustivas e a exploração do trabalhador por meio de políticas que apertam, cada vez mais, o lombo dos menos favorecidos.
A Casa da Minha Mãe
Planos para o Futuro
O Exemplo de Isis
Hoje é 5 de abril de 2025. Minha prima mais nova, filha da minha tia Eneida, está completando 30 anos. Uma jovem que é exemplo de superação e garra, de como alguém pode subverter a realidade com uma mentalidade transformadora. E também, claro, disposição para arriscar tudo — ainda mais quando esse "tudo" não vale muito. Saiu de Goiânia, da Vila Montecelli, onde tinha um emprego simples e uma vida de roteiro previsível. Decidiu partir para o Sul do país. Lá, viveu situações únicas, encontrou pessoas das mais diversas e enfrentou barreiras naturais, por ser uma mulher negra do interior. Mas, com sua natureza altiva, não aceitou desaforos, não abaixou a cabeça, não temeu a pancadaria. Minha prima Isis, hoje biomédica formada, está inaugurando sua clínica de alto padrão em Porto Alegre, uma das maiores cidades do país. Vê-la vencer me deixa orgulhoso e feliz, por saber que nenhum esforço bem direcionado é em vão. Quando temos propósito e somos fiéis a nós mesmos, as coisas ao nosso redor se alinham, e nossa trajetória começa a fazer sentido.
Atualmente meus desafios são mais simples e objetivos, tenho sim desejo e acredito que ainda dá tempo de formar uma família, ter uma mulher, companheira, com quem poderei dividir minha vida, quem sabe, mas para isso eu sei que na minha atual condição é algo que vai ter que esperar, sei que a estética conta muito, mulheres hoje em dia estão muito exigentes, e eu luta pra não surtar nem entrar na pilha, mas o cuidado com o corpo é sim, fundamental, até mesmo para o desempenho sexual, ter uma rotina saudável, ter um cuidado com a saúde, física, mental e financeira, não ser chato, não ser bitolado, mas também não ser relapso, tudo isso é uma construção, que eu com meus 31 anos ainda estou longe de ter realizado. Estou em um emprego estável, comecei a treinar na academia aqui perto de casa, consegui manter uma rotina e frequência de exercícios e atividade física, só que a jornada é longa, ainda me resta cuidar do principal que é a alimentação saudável, ter uma boa prática alimentar, que é a maior parte responsável pelo equilíbrio do peso ideal e da boa qualidade de vida. Ter uma noite de sono audável, dormir o mínimo de horas, pra acordar disposto, que meu sono seja o melhor aliado da minha memória, e vou precisar já que meu trabalho exige um nível intelecutal, pois é uma área nova pra mim, que exige que eu absorva bem os conceitos e os detalhes que fazer parte do dia a dia da auditoria.
Enfim, estou trabalhando quem eu sou, sem esquecer do que já fui e do que posso ser, depende apenas de permanecer em busca da meta clara e objetiva, não se desviar nem para a esquerda nem para a direita.
Comentários
Postar um comentário